ADUFERPE E DCE PELA DEMOCRACIA NA UFRPE

A Comissão Coordenadora da Eleição para a Reitoria UFRPE, integrada por representantes da Aduferpe e do DCE da UFRPE, designada democraticamente por essas entidades para conduzir o processo de eleição na nossa universidade, vem a público reafirmar a vontade da maioria de ter uma oportunidade de ouvir, ver, analisar e discutir propostas de candidato(a)s e expressar livremente sua vontade, apontando as pessoas em quem confiam e têm acordo político para administrar a UFRPE nos próximos quatro anos.

Esta Comissão foi informada que circulam opiniões contrárias ao processo eleitoral em curso e nós só podemos respeitá-las na medida da verdade. Sim, é verdade que é o resultado da eleição não está vinculado ao processo conduzido pelo colégio eleitoral da UFRPE, responsável pela elaboração da lista tríplice.

Mas será esse o resultado da eleição coordenada pelas entidades que expressará a vontade da comunidade acadêmica, considerada de forma paritária já que, infelizmente, pelo usual desrespeito à autonomia universitária que caracteriza o governo federal, a instituição foi impedida, pela Nota Técnica do MEC n° 243/2019, de realizar a consulta institucional paritária, como defendida pelo Conselho Universitário.

Assim, é a vontade da comunidade que legitimiza essa eleição e não instâncias burocráticas ou decisões autoritárias. De resto, o que há nas críticas veiculadas é apenas inconformidade diante do jogo democrático e tão somente temos a lamentar que isso sobreviva no ambiente universitário.

Duas chapas entenderam o valor do processo e se colocaram à disposição para disputar os votos dos três segmentos da UFRPE, o que representa mais do que lutar por uma vitória eleitoral, mas uma oportunidade de amplo exercício democrático. A essas chapas e à toda comunidade comprometida com a verdade e a democracia dedicamos o nosso trabalho, que não é fácil, mas é desenvolvido com seriedade, respeito e a certeza de que estamos contribuindo para consolidar a autonomia da gestão universitária.

Crédito foto: UFRPE

Artigo anteriorDIA DO/A PROFESSOR/A NA UAG
Próximo artigoPrimeiro debate entre as candidaturas à reitoria da UFRPE foi na UAST