ADUFERPE PRESENTE NO 63° CONAD

A delegação da ADUFERPE, eleita na 363a Assembleia de nossa seção sindical, composta por 5 integrantes, participou entre os dias 28/06 e 01/07 do 63° CONAD, realizado em Fortaleza (CE).

Tendo como tema “Por um Projeto Classista e Democrático de Educação Pública: em defesa da gratuidade, autonomia e liberdade acadêmica”, o Congresso reuniu delegados e observadores com o objetivo de atualizar o plano de luta que orientará as ações do ANDES/SN para o próximo período e fiscalizar as contas do sindicato.

Durante o congresso seis grupos mistos discutiram quatro temas. Além de atuar nestes grupos, a diretoria da ADUFERPE participou da plenárias do Fórum Renova ANDES/SN o qual avaliamos como extremamente positivo, haja vista contar com a presença de 22 associações docentes de diferentes regiões do Brasil.

Na plenária do Congresso, as discussões mais acaloradas giraram em torno do texto de resolução (TR) 11: Combater o golpe, defender a universidade, a democracia e a liberdade de Lula: constituir comitês nas IES. O conteúdo da TR levou a assembleia a discutir sobre diferentes pontos de vistas a condução da política sindical do ANDES/SN.

Naquele momento, por meio de votação, a assembleia deliberou por 30 votos a 27, pela supressão da TR. Assim, o Andes nega-se mais uma vez a reconhecer que existe um Golpe em curso no país. Outro ponto que merece destaque foi a recusa da diretoria em discutir a proposta do Renova Andes de construção da Campanha Salarial de 2019, desde já, com a elaboração de um índice de recomposição salarial.

Na última plenária, ocorrida na noite de 01 de julho, foram votadas várias moções, sendo algumas delas assinadas por membros de nossa delegação.

O 63° CONAD foi, portanto, um ambiente de muitos debates e deliberações, no âmbito do nosso sindicato nacional, que devem reverberar sobre a luta e a defesa dos direitos não só dos docentes, mas de toda classe trabalhadora.

 

Artigo anteriorADUFERPE COM EXPEDIENTE ATÉ ÀS 13h NESTA SEXTA-FEIRA
Próximo artigoA direção da Aduferpe estará levando para o UACSA no próximo dia 19, Cabo de Santo Agostinho, o Plantão Administrativo