Aduferpe se posiciona contra o ‘Future-se’ na reunião do Conselho Universitário e reafirma compromisso em realizar consulta para reitor da UFRPE

De acordo com deliberação da última assembleia, a direção da Aduferpe levou à reunião do Conselho Universitário, nesta segunda (2), a posição da categoria referente a dois assuntos: o programa ‘Futura-se’ e o processo de consulta para a sucessão da reitoria da UFRPE.

Na ocasião, a presidenta da Aduferpe, Erika Suruagy, explicitou a posição contrária ao programa, defendida por unanimidade na última assembleia unificada dos três segmentos, docentes, técnicos e estudantes, bem como na reunião do Conselho de Representantes da Aduferpe.

“Duas questões são cruciais no ‘Future-se’: a forma antidemocrática como foi elaborado e o seu conteúdo, que ataca frontalmente a autonomia das universidades, retirando a responsabilidade do Estado para com a educação superior pública. É a privatização da universidade”, afirmou Erika.

Outra questão levada à reunião foi a posição da Aduferpe e do DCE no sentido de assumirem o processo de consulta à comunidade para a escolha dos novos dirigentes da reitoria. As duas entidades ouviram suas bases e decidiram, por ampla maioria, assumir o processo de consulta, dando voz à comunidade universitária sobre a escolha do futuro reitor e de seu vice. Destacou ainda que esta não foi a mesma decisão tomada pelo Sintufepe.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, destacou as mudanças ocorridas no texto do programa ‘Future-se’, salientando que, atualmente, já não se sabe mais qual é o texto que o Ministério está trabalhando. Também frisou que a UFRPE vai se posicionar sobre o ‘Future-se’ e desejou boa sorte às entidades na realização da consulta para os novos gestores da Universidade.

Artigo anteriorParticipação da professora Isabelle na reunião do Setor das IFES
Próximo artigoNota Aduferpe Consulta para Reitor