CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADUFERPE REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE 2018

No último dia 5 de fevereiro realizou-se a primeira Reunião Ordinária do Conselho de Representantes, com a expressiva participação de departamentos e unidades da UFRPE. Estiveram presentes 29 representantes eleitos no pleito de novembro de 2017, de 17 Departamentos Acadêmicos, CODAI UAST e UAG, demonstrando os resultados da renovação do nosso sindicato e o compromisso dos(as) conselheiros(as).

A reunião foi coordenada pelo professor Lucas Falcão e secretariada pela professora Maria Helena, ambos do departamento de Educação e escolhidos pelos(as) conselheiros(as) naquela ocasião. Todos participantes receberam um Caderno de Textos que, além de extrato do Regimento da ADUFERPE, trouxe artigos tratando de questões relevantes à análise de conjuntura, como crise de financiamento da universidade pública, contrarreforma da Previdência e ataques à democracia brasileira. Foram tratados temas diversos e relevantes, mostrando como será dinâmica e produtiva a ação deste Conselho.

Ao final, foram acordados os seguintes encaminhamentos:

  • Os/As Conselheiros(as) devem trazer, na próxima reunião ordinária do Conselho, pauta de reivindicação dos seus departamentos ou Unidades Acadêmicas, com assuntos referentes às condições de trabalho na UFRPE, a serem tratados com a Reitoria, e referente à própria relação dos(as) docentes com o Sindicato;
  • A Diretoria encaminhará agenda de atividades de mobilização aprovada do ANDES-SN (disponível em http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=9308);
  • Será formado grupo de trabalho com membros da diretoria e do Conselho de Representantes para a elaboração de informes qualificados sobre a construção da Estatuinte da UFRPE e os processos de emancipação da UAG e UAST;
  • Na próxima reunião será constituído grupo de trabalho (GT) do Conselho de Representantes para a atualização do regimento da ADUFERPE. Este GT terá como objetivo também analisar e propor alterações regimentais de forma a considerar a multicampia da UFRPE e atender com igualdade o movimento docente de todos os campi.
  • Foi indicada a realização da Assembleia da categoria no dia 19 de fevereiro, com vistas à mobilização na luta contra a reforma da Previdência.
  • Os Conselheiros colaborarão para a atualização cadastral dos filiados no banco de dados da ADUFERPE, iniciado pela diretoria.

Além disso, foram registradas como recomendações o estímulo à formação de grupos de trabalho locais, no Conselho de Representantes, articulados aos grupos já existentes do ANDES-SN; a realização de visitas da diretoria da ADUFERPE aos departamentos da UFRPE, com o objetivo de contribuir para a reaproximação entre a base e a direção do sindicato, e a eleição do Conselho Fiscal em Assembleia Geral, o que será realizado como determina o Regimento da ADUFERPE.

A Diretoria da ADUFERPE se congratula com todos(as) pelo sucesso da reunião e tem certeza que este é o início de um processo de construção coletiva que traz as marcas da atual gestão: diálogo, respeito pela diversidade e valorização da participação ativa de todos e todas docentes.

 

 

Fonte: ADUFERPE

 

Artigo anteriorANDES-SN divulga relatório do Encontro do Coletivo Jurídico
Próximo artigoAOS FILIADOS APOSENTADOS QUE ESTÃO SENDO NOTIFICADOS A VOLTAR À ATIVA