Direção da Aduferpe realizou Debate sobre a Universidade, Assembleia e levou Plantão Jurídico @s filiad@s da UAG

A direção da Aduferpe esteve na UAG, nos dias 26 e 27 de novembro, para reunião com os conselheiros representantes da UAG,  realização de Debate sobre a Universidade e “Escola sem Partido”, da 269ª Assembleia Geral Extraordinária e do Plantão Jurídico para prestar esclarecimentos aos associados. Também foram distribuídos materiais sobre a Reforma da Previdência e o Manual de Orientação e Resistência, para que @s prefessor@s estejam devidamente informados sobre os seus direitos relacionados à liberdade expressão e de cátedra mediante os ataques que a categoria tem passado em vários locais do país.

Após uma análise de conjuntura e as expectativas do futuro governo federal relacionadas à educação, especialmente no que diz respeito ao Projeto de Lei 867/2015, mais conhecimento como escola sem partido, @s docentes discutiram questões como aposentadoria, com a possível reforma da previdência, contingenciamento de recursos para educação, estabilidade e a situação da UAG após ser incorporada a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), a partir de 1 de janeiro de 2019.

Para muitos docentes, esse é pior momento para a unidade se tornar autônoma, sobretudo no que diz respeito a questões de financiamento e políticas. A direção da Aduferpe se colocou à disposição para prestar esclarecimentos e acompanhar todo processo de transição. “A diretoria da Aduferpe não vai soltar a mão de vocês”, frisou a presidenta do Sindicato, Erika Suruagy.

O tesoureiro da Aduferpe, professor Tarcísio Augusto, propôs a formação de um Grupo de Trabalho para avançar nestas questões. Uma nova reunião sobre o tema ficou agendada para o dia 11 de dezembro, quando também haverá 370ª Assembleia Geral e qqqconfraternização de final de ano. Ao final, mais um professor da UAG assinou a ficha de filiação à Aduferpe, contribuindo para fortalecer a categoria em um momento de ameaças e retirada de direitos historicamente conquistados com muita luta.

Artigo anteriorPalestra na Aduferpe sobre Constituição e Declaração Universal dos Direitos Humanos
Próximo artigoConvite de Confraternização da Aduferpe