HOJE, 24 DE ABRIL DE 2018, A ADUFERPE COMPLETA 37 ANOS DE EXISTÊNCIA!

Aduferpe: 37 anos de luta, resistência e avanços

A Aduferpe (Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco) é uma seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e agora completa 37 anos construindo uma história de compromisso, coerência e luta, profundamente ligada à vida de cada professora e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O ANDES tem sede em Brasília e suas seções sindicais se estendem por todo o Brasil, nos locais de trabalho de professores do magistério superior (MS) e ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). O Sindicato foi fundado em 19 de fevereiro de 1981, na cidade de Campinas – SP, como Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (a Andes). Sete anos depois, com a promulgação da Constituição Federal, passou a ser Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

A Aduferpe foi fundada em 24 de abril de 1981, logo após a criação  da Associação Nacional, por iniciativa de professoras e professores que, sintonizados com o movimento nacional, construíram a base da organização local para as reivindicações da categoria. Mais tarde, em 1991, a Aduferpe passou à condição de Seção Sindical do ANDES-S N.

Hoje, o ANDES-SN conta com 121 seções sindicais, reunindo quase 70 mil sindicalizados de instituições de ensino superior e institutos de educação básica, técnica e tecnológica. Sua estrutura é formada pela diretoria nacional, diretorias regionais e seções sindicais, todas elas eleitas pela base.

As seções sindicais possuem autonomia financeira, política, patrimonial e administrativa. E contam com regimento geral e diretorias próprias. Todas as deliberações vêm da base, que se expressa por meio de Assembleias Gerais promovidas nas seções sindicais. O sindicato é mantido pela contribuição voluntária dos sindicalizados.

A Aduferpe, nestes 37 anos, não só conduziu greves históricas que ajudaram a assegurar a existência da universidade pública e gratuita e consolidaram a carreira docente no Brasil, como contribuiu para o fortalecimento da identidade e da união dos docentes da UFRPE.

Somos hoje aproximadamente 700 filiadas e filiados, ajudando a construir um sindicato forte, atuante e comprometido com as causas das professoras e professores e demais trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

Hoje, mais do que nunca, os sindicatos representam um instrumento de resistência fundamental contra os ataques aos direitos e às conquistas das/os trabalhadoras/es, em tempos de estado de exceção, quando, inclusive a própria existência dos sindicatos está ameaçada. Essas organizações assumem, particularmente, papel fundamental de defesa intransigente da democracia.

Diferentemente dos patrões, que possuem o poder econômico, nós, trabalhadoras/es, só temos nossas organizações e nossa união para nos contrapormos à exploração, precarização e intensificação do trabalho e lutar por melhores condições de vida e labor.

É ampliando a filiação e a participação ativa de todas as professoras e professores no Sindicato que poderemos lograr dias melhores para a nossa categoria, a classe trabalhadora e o povo brasileiro. Filie-se! Participe! Junt@s somos fortes!

Artigo anteriorRELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NO SETOR DAS IFES EM 10 e 11 de MARÇO DE 2018 -Isabelle
Próximo artigoA DIRETORIA CONVIDA PARA A COMEMORAÇÃO DOS 37 ANOS DA ADUFERPE