PARTICIPAÇÃO DA ADUFERPE NO 37º CONGRESSO DO ANDES-SN.

Tendo como tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora – Cem anos da reforma universitária de Córdoba“, aconteceu em Salvador (BA), entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2018, o 37º congresso do ANDES-SN, evento que define as principais orientações de luta para o ano de 2018.

A ADUFERPE participou do evento, discutindo e assinando vários textos de resolução, com sete delegados (as) (Erika Suruagy, Isabelle Meunier, Sandra Helena, Jaqueline Bianque, Flávio Dantas, Nilson Carvalho (UAG), Hélio Melo (UAST)) e três observadores (Tarcísio Augusto, Hélcio Batista, Hélio Cabral), escolhidos na assembleia de 30 de novembro de 2017.

Dentre as principais deliberações aprovadas durante o congresso, constam o aprofundamento da luta contra medidas que atacam os trabalhadores, tais como: a PEC 287/16 da contrarreforma da previdência; a MP 805/17 e suas correlatas no plano dos estados, que aumentam a contribuição previdenciária de 11 para 14%; o PL 116/17, que estabelece regras para a demissão de servidor público estável por “insuficiência de desempenho”; e a MP 792/17 que trata de desligamento voluntário de servidores públicos.

A centralidade da luta do Sindicato Nacional em 2018 será “Fortalecer a unidade de ação com os setores dispostos a barrar e revogar as contrarreformas. Construir as lutas e a greve do funcionalismo público federal, estadual e municipal em defesa da educação e dos serviços públicos e da garantia de direitos, rumo a uma nova greve geral. Fora Temer. Nenhum direito a menos”.

Um dos momentos importantes do evento foi o anúncio das eleições para direção do ANDES-SN (biênio 2018/2020) com a apresentação das duas chapas inscritas para o pleito, fato novo na história recente do sindicato, que há vários anos registrava chapa única. A chapa 1, intitulada “ANDES Autônomo e de Luta” é composta por Antônio Gonçalves Filho, Apruma; Eblin Farage, Aduff e Raquel Dias Araújo, Sinduece e a chapa  2Renova ANDES” formada por: Celi Taffarel, da Ufba; Maria de Lourdes Nunes, Adufpi SSind.; e Everaldo Andrade, Adusp SSind.

– Diretoria da ADUFERPE-

Artigo anteriorPanfletagem e oficina em defesa da democracia
Próximo artigoFUNCIONAMENTO DA ADUFERPE NO PERÍODO DE CARNAVAL