Universidades públicas em Seminário

O processo de sucessivos cortes de orçamento pelo Governo Federal e os desafios da universidade pública diante da conjuntura atual serão a pauta principal do seminário Universidade Pública e Democracia: O futuro que queremos, que será realizado pela

Associação dos docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), no dia 25

de setembro, a partir das 9h, no Auditório da Aduferpe, localizado na Rua Manuel de Medeiros, s/n°, Dois Irmãos.

As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser realizadas Através do link:

https://docs.google.com/forms/d/19YXEjiDgRCISQ7zKfLfDYdGzXognuvu850OZfrETGGw/edit

Com a participação de representantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), do ANDES, dentre outros convidados, os professores debaterão sobre as medidas do governo Bolsonaro

que colocam em xeque o funcionamento pleno universidades públicas; e a democracia e liberdade sindical. Dentre os convidados, a professora eleita para a reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e não empossada, Georgina Gonçalves. Ela participa de uma das mesas de debates sobre as medidas do governo Bolsonaro que ameaçam a autonomia e o funcionamento pleno das universidades públicas do país.

Confira a programação completa abaixo:

Seminário – Universidade Pública e Democracia: O futuro que queremos

9:00h – Mesa de abertura

Ementa: Esse espaço debaterá os desafios da universidade pública frente à conjuntura atual com as medidas do governo Bolsonaro, reafirmando seus princípios e autonomia universitária.

A conjuntura atual colocou em xeque o funcionamento pleno de nossas universidades e a democracia e liberdade sindical estão ameaçadas, elementos essenciais na defesa da

universidade pública.

9:30h – Mesa principal: “Universidade Pública e Democracia: O futuro que queremos”

Convidados:

Antônio Gonçalves – Presidente do ANDES

Celi Taffarel – Professora Titular da UFBA

Georgina Gonçalves – Professora eleita para a reitoria da UFRB e não empossada.

12:00 – Almoço

13:30 – Grupos de Trabalho UFRPE: desafios e perspectivas.

– Ensino: mediador José Batista (UFPE).

Ementa: Discutir no âmbito da UFRPE as problemáticas do ensino, diante da conjuntura atual, buscando soluções e saídas que permitam preservar a defender o ensino de qualidade.

– Pesquisa: mediador Everaldo Andrade (USP) Está disponível, aguardando confirmação de passagem.

Ementa: Discutir no âmbito da UFRPE as problemáticas da pesquisa, diante da conjuntura atual buscando soluções para que nossas produções cientificas estão a serviço da sociedade e não do mercado financeiro.

– Extensão: mediadora Lúcia Marisy  (Pró-reitoria de Extensão UNIVASF)

Ementa: Discutir no âmbito da UFRPE as problemáticas do ensino, buscando soluções da garantia do tripé indissociável com o ensino e a pesquisa.

–  Gestão: mediadora Celi Taffarel

Ementa: Discutir no âmbito da UFRPE as problemáticas da gestão, buscando soluções de garantia de um Estatuinte e das carreiras dos docentes, que estão ameaçadas com o programa Future-se.

16:30 – Coffee break / Sistematização dos GTs e da carta final

17:00 – Plenária final –

 Apresentação dos grupos e aprovação da carta final.

Aduferpe
Sobre o autor
Criador de conteúdo, responsável por divulgar notícias e informações de utilidade pública ao servidores da instituição de ensino UFRPE.

Deixe seu recado