A arte como ponto de partida para reflexões sobre a Palestina

O Salão da Aduferpe recebe, a partir de amanhã (30), a exposição “A Questão da Palestina em Charges”. São 25 charges que estarão sendo apresentadas, pela primeira vez pelo mestrando em história da UFRPE, chargista e ilustrador do Jornal Commercio, Thiago Lucas.

Segundo o artista, a motivação para criar essa exposição é sensibilizar as pessoas para a situação dramática a que milhares de pessoas estão sendo submetidas em Gaza. “Um panorama que se perpetua historicamente diante de um contexto complexo e de difícil resolução. São interesses que se alternam e se chocam deixando um rastro de destruição, sofrimento e muitas mortes”, afirma Thiago.

A exposição traz imagens referentes a Israel, Palestina, EUA, Irã e a ONU. “Por meio delas, pretendemos iniciar um diálogo com a comunidade acadêmica no qual a arte possa atuar como ponto de partida para o debate de ideias e reflexões sobre a questão da Palestina”, explica.

Sobre o autor – Thiago Lucas é chargista e ilustrador no Jornal do Commercio, graduado em História pela UFPE e com especialização em História do Nordeste pela Unicap. Atualmente, ele faz mestrado em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco e integra o grupo de chargistas do jornal Le Monde (França), além de ter sido premiado em diversas competições ao redor do mundo. Também é membro de duas importantes organizações internacionais: o Cartoon Movement (Holanda) e o Cartooning for Peace (França).

A exposição estará aberta à visitação do público gratuitamente, no Salão da Aduferpe, no horário das 8h às 19h, de segunda a sexta, até o dia 30 de novembro.

Serviço:
Exposição “A Questão da Palestina em Charges”
Autor: Thiago Lucas.
Horário: 8h às 19h.
Segunda a sexta
Local: Salão da Aduferpe

Artigo anteriorDia de celebrar nossa luta e resistência