A Aduferpe compôs o grupo de trabalho da sociedade civil para subsidiar a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível da CAPES. O encontro aconteceu na última sexta-feira (1) com a realização da Oficina Pernambuco: Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível & Prospecção de Inovações para o Novo Programa Nacional de Pós-graduação (2024 – 2034), realizada pela Capes e Facepe com o intuito de promover um diálogo produtivo entre os setores da comunidade científica, público, empresarial e sociedade civil organizada.
No evento, com a participação de 21 pessoas, a Aduferpe foi representada pela sua secretária Geral, Edenia Amaral, sendo a única entidade sindical escolhida, juntamente com outras organizações da sociedade civil, para propor temas de relevância educacional, ambiental, cultural e social. Também contribuiu para levantar questões importantes que se fazem presentes no contexto da pós-graduação como evasão, adoecimento, número e valor de bolsas, políticas de inclusão e modelos de avaliação.
Com a participação de facilitadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Facepe, 14 temas estratégicos foram discutidos, entre os quais se destacam: melhorias na qualidade da educação, do ensino e formação inclusivas; biotecnologia e outras tecnologias para aprimorar a saúde e qualidade de vida da população; e o desenvolvimento de novos modelos de sociedade, como cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes. Essas são algumas das prioridades para os próximos dez anos visando o aprimoramento constante da formação de mestres e doutores e a atração de pesquisadores para Pernambuco.
*Com informações da Facepe