Aduferpe manifesta seu apoio à greve docente da UEPB

O Sindicato das/dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe) expressa todo seu o apoio ao movimento grevista das trabalhadoras e dos trabalhadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A Universidade vem enfrentado sucessivos cortes desde 2021, um desrespeito à lei que estabelece sua autonomia financeira e orçamentária. 

Há uma grave crise na assistência estudantil, que atinge o Restaurante Universitário, Bolsas Alimentação e Manutenção, Moradia Universitária, entre outros. 

Os concursos para docentes não oferecem vagas suficientes para suprir as demandas e, atualmente, a UEPB funciona com 45,12% do quadro geral de docentes ocupado por professores substitutos. Outro ataque à categoria tem sido o descaso com o pagamento dos  retroativos das progressões.  

E as perdas salarias com a inflação já acumulam 22,4% entre 2019 e 2025. As condições de trabalho também estão em processo de sucateamento, com a falta de equipamentos, insumos e manutenção da infraestrutura.  

A Aduferpe se mantém firme ao lado das trabalhadoras e dos trabalhadores da UEPB, para o fortalecimento da greve e das conquistas dos direitos adquiridos.

Quem tem sindicato, nunca está sozinho! ADUFERPE

Artigo anteriorPlantões Jurídicos da Aduferpe em novembro
Próximo artigoOs riscos da Reforma Administrativa para servidores e a população