A Aduferpe promoveu, na quinta-feira (24), o debate com a Chapa Renova 4.0, candidata à Eleição do Sindicato juntamente com os candidatos dos Conselhos de Representantes de cada departamento. O debate foi coordenado pela Comissão Eleitoral, representada por Gilvânia Oliveira e Laércia Lima.
O candidato a presidente da Renova 4.0, Uiran Silva, fez a apresentação das propostas para o próximo biênio 2025-2027. Entre as prioridades, a política de continuidade da valorização do salário, das carreiras e a luta pela recomposição do orçamento da UFRPE, para que propicie um melhor funcionamento da instituição.
Outros pontos abordados e discutidos com os presentes ao debate, realizado de forma híbrida no auditório da Aduferpe e no canal do YouTube Ascom Aduferpe, foram o fortalecimento da Aduferpe a partir das lutas pela educação pública com outros sindicatos e movimentos, o combate permanente ao projeto de privatização das universidades, maior diálogo com as/os estudantes e o combate ao fascismo em todas as suas dimensões dentro da comunidade acadêmica. Foi destacado que os ataques à produção do conhecimento científico é uma forte narrativa para a afirmação do projeto fascista.
As políticas de combate ao racismo e de fortalecimento dos direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+ também fizeram parte das discussões. Uiran salientou a necessidade de fortalecimento dos momentos de formação no Sindicato, para contribuir no despertar da consciência crítica de professoras/es, alunas/os e técnicas/os.
Outras questões trazidas pelos participantes foram a promoção de mais momentos e opções de lazer, inclusive para as/os aposentadas/os. A necessidade de realizar as ações chamadas de Diretoria Expandida para que a Aduferpe chegue mais próximo das outras unidades da UFRPE e amplie sua base, assim como o aprimoramento da comunicação com essa base por outras vias além das redes sociais.
Ainda foi mencionado o adoecimento docente nessa conjuntura. A Chapa Renova 4.0 se comprometeu em priorizar essa temática, e também ajudar a efetivar o programa de combate ao assédio moral e sexual nos espaços acadêmicos – que já existe na UFRPE, mas não conseguiu se estruturar.
A Chapa Renova 4.0 é formada por Uiran Silva (candidato a presidente), Nicole Pontes (vice-presidenta), Ywanoska Gama (secretária), Rafael Silva (tesoureiro), Juliana Andrade (secretária), Kleyton Pereira (1⁰ tesoureiro), Isabelle Meunier (diretora de Comunicação), Irenilda Lima (diretora Sócio-cultural e Esportiva) e Rosana Meira (diretora de Formação Sindical).
As eleições acontecerão nos próximos dias 7 e 8 de maio, para a direção da Aduferpe, do Andes-SN e do Conselho de Representantes. A votação será das 9h às 19h na sede da Aduferpe, em Dois Irmãos, no CODAI-Tiúma, em São Lourenço da Mata, na UAST, em Serra Talhada, e na UACSA, no Cabo de Santo Agostinho.
Vote! Quem tem Sindicato Não está Sozinho!