Aduferpe se mantém firme na luta conta a devastação da APA Aldeia Beberibe 

A Aduferpe esteve presente, nesta terça-feira (19), em mais uma Audiência Pública na Alepe sobre a implantação da Escola de Formação de Sargentos do Exército e do trecho norte do Arco Viário Metropolitano. A iniciativa foi da Comissão de Meio Ambiente e reuniu movimentos ambientalistas, sindicatos, Ministério Público e Governo do Estado. 

O encontro colocou em discussão os impasses políticos e ambientais sobre o futuro da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR).  As estimativas indicam que a construção da Escola de Sargentos poderá resultar na devastação de uma área de 90 hectares de Mata Atlântica, que corresponde a 280 campos de futebol.  

A diretora da Aduferpe e professora do Departamento de Ciência Florestal, Isabelle Meunier, afirmou em sua fala que, caso as ameaças se concretizem,  Pernambuco será o Estado que mais desmata Unidades de Conservação da Mata Atlântica. Ela ressaltou que a supressão vegetal prevista deveria ser impensável diante da crise climática.

A Audiência Pública tirou como encaminhamentos um pedido de reunião com o Governo do Estado para discutir alternativas para localização dos empreendimentos e uma reunião com o Exército e movimentos sociais para tentar se chegar a uma alternativa de menor impacto à natureza e à vida humana.

Informações: Alepe
Imagens: mandato da deputada Rosa Amorim

Artigo anteriorSaiba se o seu grau de insalubridade está correto
Próximo artigoAduferpe promove roda de diálogo para discutir orçamento das universidades públicas