Discussões sobre a conjuntura nacional, questões da vida docente e do ambiente acadêmico, reajuste salarial, eleições para o próximo biênio da direção do Andes-SN e da Aduferpe e a Comissão da Estatuinte permearam a 410ª Assembleia da Aduferpe, realizada na última terça (18), na UAST, e quarta (19), no auditório da Sede do Sindicato.
Na ocasião, a presidenta da Aduferpe, Nicole Pontes, anunciou que estará encabeçando uma chapa, entre as quatro chapas concorrentes para a direção do Andes-SN. As eleições para o Sindicato Nacional e para a diretoria da Aduferpe acontecerão nos dias 7 e 8 de maio de 2025.
Atendendo a uma proposta colocada na Assembleia, foi aprovada a formação de um GT multitemático na Aduferpe para discussão dos diversos temas que estão em pauta nos grupos do Andes-SN. Também foi aprovado o nome da professora Rafaela Cruz para participar do II Seminário do GT Multicampia, de 13 a 15 de março, em Boa Vista, Roraima.
Ainda sobre a análise de conjuntura, foram destacados pontos de recente IN, que impõem novos cortes ao orçamento da universidade. Essa redução do orçamento, entre outros prejuízos ao pleno funcionamento das atividades, tem contribuído para o adoecimento de professoras/es e estudantes.
Outro momento importante da Assembleia foi o debate sobre a participação da Aduferpe na Comissão da Estatuinte UFRPE, que será constituída pela Reitoria. A Assembleia aprovou algumas exigências para o Sindicato compor a Comissão, como transparência e formas democráticas de elaboração e aprovação do novo documento.
Para compor a Comissão da Estatuinte, foram aprovados os nomes das professoras Isabelle Meunier (titular) e Erika Suruagy (suplente). Além disso, foi formada uma Comissão de Acompanhamento da Estatuinte, com a indicação dos professores e das professoras: Nicole Pontes, José Nilton, Otávio Santos e Uiran Silva (Sede) e Rafaela Cruz, Kleyton Ricardo, Rafael Silva, Monalisa Rios e Guilherme Medeiros (UAST).
Ao final, foram feitos debates e encaminhamentos sobre as eleições nacional e local do sindicato. A professora Maité Kulesza vai presidir a Comissão da Eleição Nacional, na seção da Aduferpe, que será constituída por mais dois representantes de cada uma das chapas concorrentes, após a homologação das mesmas. A professora Gilvânia Oliveira vai presidir a Comissão da Eleição Local da diretoria da Aduferpe, que também contará com a participação de representantes das unidades acadêmicas: Laércia Lima, Sherry Almeida, Kassandra Muniz (Sede) e Serginei Liberato (UACSA), que se colocaram disponíveis para a tarefa, assim como Dorothy Brito e Guilherme Medeiros, docentes escolhidos em Assembleia na UAST.






