10 de dezembro, Dia Universal dos Direitos Humanos. Um bom momento para lembrar que os direitos humanos são o maior fundamento da democracia.
Hoje, por todo o país, estão ocorrendo manifestações Contra a Anistia aos Golpistas do 8 de Janeiro. Todos pela condenação aos vândalos que afrontaram às instituições democráticas – da forma mais vil, soberba e criminosa.
Segundo a ONU, as liberdades individuais, os direitos humanos e as eleições livres são valores essenciais à democracia. A Declaração Universal dos Direitos Humanos preconiza direitos políticos e liberdades civis a todas as pessoas, como pilares básicos da cidadania.
O artigo 21 da Declaração Universal é bastante explícito: “a vontade do povo é o fundamento da autoridade dos poderes públicos; e deve exprimir-se através de eleições honestas, realizadas periodicamente por sufrágio universal e igual, com voto secreto ou segundo processo equivalente que conserve a liberdade de voto”.
Vamos fazer deste 10 de dezembro mais um dia de consciência e luta. Pois é preciso estar atento e forte, sempre em defesa da democracia e dos direitos humanos. Sem anistia para golpistas! Para que nunca mais se esqueça! Para que nunca mais aconteça!