🚩 Mais uma manhã de mobilização da Greve Docente das Federais no último sábado (4), na Feira Agroecológica da Várzea, onde reuniram-se professores/as e estudantes da UFRPE, UFPE e muitos apoiadores do movimento.
🎶 Além de discotecagem de vinil incrível, com canções de luta dos estudantes e trabalhadores do mundo, comandada pelo professor Adilson Júnior, da UFPE e (@estralo.rotacoes), a Greve na Feira proporcionou uma roda de diálogo de quase três horas. Os debates foram em torno da situação das universidades públicas e o avanço planetário da extrema-direita e suas consequências.
🗣️ As condições precárias para o exercício docente, a situação dos discentes que dependem de auxílios do governo federal para se manterem nas universidades, os cortes de verbas sistemáticos no orçamento das universidades nos últimos anos, o reajuste salarial dos servidores e a necessidade da greve chegar à população, de forma a sensibilizá-la, foram questões abordadas nas falas de professores, professoras, alunos/as e outras pessoas presentes ao debate.
📢 O Comando Local de Greve da UFRPE participou das discussões, dando importante contribuição ao debate sobre a situação da geopolítica no mundo e como isso afeta o nosso país e a educação pública, a necessidade da revogação do ensino médio e de se intensificar o debate sobre “qual é o modelo de universidade que queremos?”. Também fez parte das discussões a necessidade das atividades de extensão extrapolarem os muros da comunidade acadêmica para chegarem população.
😎 DOMINGO NO MARCO ZERO – As atividades de mobilização continuam neste domingo (5) com o “Ato em Defesa da Educação Federal de Pernambuco”, a partir das 15h, no Marco Zero. Vai ter barqueata e aula pública. O ato é uma ação conjunta da Aduferpe, Adufepe, Sintufepe/UFRPE, Sintufepe/UFPE e Sindsifpe. Nos encontramos lá para colorir o Marco Zero com nossa garra e determinação na defesa da educação pública superior do país.