O financiamento das universidades e orçamento da UFRPE 

A Aduferpe realizou uma roda de diálogo mais do que necessária para toda comunidade acadêmica: “Financiamento das Universidades Brasileiras e o Orçamento da UFRPE”, reunindo como debatedores os professores Maurício Sardá, do Deciso/UFRPE, e Rodrigo Amaro, do UAEDTEC/UFRPE e pró-reitor de Planejamento e Administração da Rural. 

Trata-se de uma realidade que impacta toda comunidade acadêmica. A falta de informação dificulta o entendimento da real situação das universidades públicas e impede a construção de possíveis estratégias coletivas de luta para enfrentar o problema que tem se agravado a cada ano.

O professor Maurício Sardá destacou que há um estrangulamento da capacidade de gestão das universidades, inclusive para manter o princípio da autonomia universitária. “Hoje as universidade públicas não conseguem fazer frente às despesas e demandas que as comunidades universitárias apresentam. É um projeto de estrangulamento da universidade pública brasileira, embora não esteja declarado. E a gente vai pagar muito caro se não se atentar para isso e se envolver em um processo de luta para reverter essa situação”, afirmou. 

Já o professor e pró-reitor de Planejamento e Administração, Rodrigo Amaro, ressaltou a importância do evento para se evidenciar à comunidade a forma como está sendo reativado o ciclo orçamentário da universidade, as dificuldades que estão sendo enfrentadas nos últimos anos, o horizonte difícil que se apresenta para 2026 e a discussão de “alternativas nesse cenário que possam inserir a comunidade acadêmica no processo decisório das medidas que vão precisar ser tomadas”. 

Ao final da Roda de Diálogo, o presidente da Aduferpe, Uiran Silva, que mediou o debate, frisou que essa foi a primeira atividade de formação sindical da atual gestão da Aduferpe – Renova 4.0. A opção que vem sendo desenhada na UFRPE por formas individuais e não articuladas de captação de recursos alternativos tende a piorar a desigualdade interna da instituição.

“A gente tem que se informar sobre o funcionamento da universidade e entender o nosso lugar como docentes, trabalhadores, saber com mais detalhes sobre o tamanho das dificuldades que enfrentamos e vamos enfrentar”, concluiu.  

Quem quiser conferir esse importante debate na íntegra assista abaixo

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