Se por um lado, temos pouco a comemorar, frente a ataques constantes e ameaças crescentes de retirada de direitos, sabemos que nosso trabalho, desenvolvido com dedicação e dignidade, merece ser celebrado no dia de hoje.
Com a ‘Reforma Administrativa’, o desgoverno federal pretende promover um ataque sem precedentes contra os direitos de servidores públicos. O grande objetivo é privatizar o patrimônio público, para que serviços essenciais como EDUCAÇÃO e SAÚDE sejam cobrados da população, engordando a poupança dos financistas.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), já declarou que vai acelerar a tramitação da proposta de Emenda à Constituição 186/2019, a PEC Emergencial, que, entre outras medidas, reduz os salários dos servidores e das servidoras atuais.
Maia, Bolsonaro e Guedes querem que, no início do próximo ano, já estejam em vigor medidas que desestruturam o Estado, incluindo o corte de até 25% de salários e jornadas do funcionalismo, a extinção do abono salarial e o congelamento de aposentadorias e pensões para quem ganha acima de três salários mínimos.
A tudo isso soma-se a pior de todas as medidas do desgoverno: a Reforma Administrativa, que ameaça não só as carreiras dos servidores, mas a oferta de serviços essenciais à sociedade e a própria concepção do papel do Estado brasileiro.
Portanto, é esta nossa mensagem aos servidores, nossos(as) colegas, neste dia de resistência: Parabéns para valoroso trabalho em prol do povo brasileiro e vamos continuar unidos, lutando contra esse desgoverno, contra essa reforma, contra as injustiças e as desigualdades!
#defendaoserviçopublico #diadoservidorpublico #aduferpe #ufrpe