Planejamento e Democracia: quando se completam? 

Esse foi o tema da Aula Pública desta manhã (13) na Aduferpe, proferida pelo Prof. Romilson Cabral, da UFRPE. A atividade fez parte da agenda do CLG para esta segunda-feira. 

Romilson apresentou exemplos de países que conciliaram, em algum momento das suas histórias, o planejamento como instrumento de fortalecimento da democracia e da soberania. 

Destacou também o trabalho dos grandes planejadores brasileiros, como Celso Furtado, Rômulo Almeida, Roberto Simonsen e Inácio Rangel. Mencionou experiências de planejamento no Brasil, ressaltando que muitas delas se referiam mais a uma preocupação com o crescimento do que com o desenvolvimento. 

Nesse sentido, pontuou a necessidade de promover uma cultura de planejamento, pautada no fortalecimento da democracia, que tenha embasamento metodológico e dialogue com resultados exitosos obtidos em diferentes países. 

Nesta terça-feira (14), a programação do CLG continua durante todo dia, começando com o café da manhã na ecofeira, em frente à Aduferpe, o ato Justiça por Gean, na Praça do Diário, a Aula Pública “Polissemia do Conceito de Lutas de Classe”, com o prof. José Carlos Marçal, a mostra de cinema Balaio Agroecológico, entre outras agendas que estarão acontecendo na UFRPE.

Artigo anteriorDia nacional de luta contra o racismo 
Próximo artigoAtenção: Auxílio transporte para quem utiliza veículo próprio