Reunião do CLG com a Reitoria da UFRPE

A reunião entre o Reitor Marcelo Carneiro Leão, pró-reitorias PREG e PROGEPE, e representantes do Comando Local de Greve (CLG) da ADUFERPE, ocorrida na tarde de 29 de abril do ano em curso, iniciou com o reconhecimento do direito constitucional de greve dos Servidores Públicos Federais (SPF) que, neste momento, lutam por recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino, reajuste salarial, estruturação da carreira e melhoria nas condições de trabalho. 

A pauta da reunião incluiu os seguintes pontos:

1. Suspensão dos calendários da graduação e da pós-graduação;
2. Manutenção do funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e demais programas de assistência estudantil; 
3. Não realização, sob hipótese alguma, de aulas ou atividades pedagógicas e avaliativas remotas, em substituição ao ensino presencial.

Como encaminhamentos da reunião ficou definido que:

1. A greve dos técnico-administrativos e docentes será pautada na próxima reunião do Conselho Universitário (CONSU), no dia 2 de maio, às 15h, online, onde o CLG defenderá a suspensão dos calendários da graduação e da pós-graduação;
2. A Reitoria se comprometeu a manter o funcionamento do RU até o dia 10 de maio, quando termina a gestão atual;
3. A Reitoria e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) emitirão um comunicado à comunidade acadêmica sobre a proibição de aulas ou atividades pedagógicas e avaliativas remotas, em substituição ao ensino presencial.

Independente das ações da Administração Superior da UFRPE, todas as demandas acadêmicas específicas serão tratadas no CLG e nas assembleias. Essas demandas deverão ser enviadas para o e-mail do CLG (clg.aduferpe@gmail.com).

Considerando que nosso movimento se inicia forte e atuante, conclamamos nossos colegas a seguir engrossando nossas fileiras. Greve não é Férias! Vem pra luta!

Recife, 29 de abril de 2024.

Comando Local de Greve da ADUFERPE

Artigo anteriorAgenda de mobilização do CLG
Próximo artigoCarta aberta do CLG às diretoras e aos diretores