Reunião do setor das IFES decide pela construção da greve

A presidenta da Aduferpe, profª Nicole Pontes, participou na última sexta (22), em Brasília, da reunião do Setor das Federais do ANDES-SN. No 42° Congresso do ANDES, ocorrido de 26 de fevereiro a 1 de março, foi decidido, em plenária, a construção de uma greve do ANDES e do setor da educação, no primeiro semestre deste ano. Ficou acertado que as seções sindicais realizariam assembleias gerais para debater e construir um calendário de mobilização, com atos e atividades para amadurecerem suas posições sobre o assunto, o que aconteceu nas últimas semanas. Na Aduferpe, em assembleias nos dias 20 e 21 de março, aprovamos posição em relação à greve. 

A professora Nicole Pontes levou essa posição à reunião do setor da IFES e a defendeu em detrimento de outras posições que apontavam para nova rodada de assembleias já com data definida para a deflagração de greve.

Em seguimento ao 42° Congresso do ANDES, temos o seguinte balanço:

  • 34 seções sindicais aprovaram a deliberação da plenária, das quais 25 seções aprovaram o indicativo de greve;
  • 10 seções propuseram deflagrar greve em abril; 
  • 06 seções aprovaram o estado de greve;
  • 03 seções aprovaram a construção da greve;
  • 04 seções deliberaram posições contra a greve. 

Embora a maior parte das ADs tenham aprovado indicativo de greve sem data definida ou estado de mobilização, na reunião do setor das IFES, no dia 22 de março, por 19 votos de um total de 31 seções presentes, foi decidido:

  • encaminhar para as seções a realização de novas rodadas de assembleias entre os dias 26 de março e 9 de abril;
  • realizar nova reunião do setor das IFES, no dia 10 de abril;
  • aprovar o indicativo de deflagração de greve para o dia 15 de abril.

Dessa maneira, a Aduferpe segue organizando e mobilizando a categoria na UFRPE, fortalecendo o ensino superior em conjunto com os técnicos e estudantes localmente e nacionalmente. Ficamos no aguardo da convocatória oficial do Andes-SN para realizar nova assembleia.

Artigo anteriorAssembleia decide participar do Dia Nacional de Paralisação 
Próximo artigoAduferpe em apoio à greve dos técnicos na Uast