A Aduferpe participou da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e da diretoria nacional do Andes-SN, nos dias 29 e 30 de agosto, em Brasília, para discutir pautas que impactam toda categoria e a comunidade acadêmica, como a Reforma Administrativa, o não cumprimento integral do acordo de greve de 2024, a Instrução Normativa 71/2025 do MGI, que versa sobre o auxílio-transporte e implica em um mecanismo ilegal de controle de ponto, e a aplicação do Piso Nacional do Magistério para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
Após amplo debate sobre a Reforma Administrativa, já em elaboração na Câmara dos Deputados, e também pelo cumprimento integral do acordo de greve 2024 foi avaliada a necessidade de se construir uma paralisação de 48 horas, nos dias 10 e 11 de setembro, priorizando ações nos estados no primeiro dia (10) e mobilização em Brasília, no dia seguinte (11). O Sindicato Nacional convocará a Comissão Nacional de Mobilização para a semana dos dias 8 a 12 de setembro.
Ficou decidido ainda que as seções sindicais deverão articular ações de mobilização nos estados, em conjunto com os Fóruns Estaduais e Regionais de Servidoras e Servidores Públicos, bem como articular ou rearticular a atuação dos espaços que não estejam em atuação. O calendário definiu também uma semana de mobilização, de 22 a 27 de setembro, culminando com reunião unificada dos setores das Instituições Federais (Ifes) e das Estaduais, Municipais e Distrital de Ensino Superior (Iees, Imes e Ides) do ANDES-SN.
Outro encaminhamento importante é que o Andes-SN irá ingressar solidariamente no processo movido pelo Sinasefe e com julgamento favorável e provimento parcial de recurso da União no Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto à questão da aplicação do Piso do Nacional do Magistério à categoria EBTT. Será demandado da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do Sindicato que elabore um parecer específico sobre os efeitos do resultado desse processo, para eventual judicialização tendo em vista a equivalência com o Magistério Superior.
* Com informações e imagens do Andes-SN.


















