UFRPE unida contra cortes e a Reforma Administrativa
A Aduferpe realizou, na tarde desta quarta (12), a sua 386ª Assembleia Geral Ordinária, via Meet, que contou com a participação de mais de 60 pessoas e foi coordenada pela presidenta do Sindicato, Nicole Pontes. Além dos informes, foram tratados os seguintes temas: Reforma Administrativa (PEC 32ida), cortes orçamentários nas IES Públicas e UFRPE, bem como a proposta de Ato Coletivo UFRPE em Defesa da Universidade Pública. Registramos que, mais uma vez, uma reunião virtual da Aduferpe foi invadida por _hackers_ com mensagens deletérias bolsonaristas.
A convite da Aduferpe, a pró-reitora de Planejamento, Carolina Raposo, fez uma explanação sobre a redução de 20,2% no orçamento discricionário da UFRPE.
Segundo ela, o corte afetará, diretamente, os contratos de serviços, o pagamento de bolsas, comprometendo a continuidade de pesquisas, como também as ações de Extensão, assistência estudantil, acessibilidade, capacitação e qualificação de servidores.
Após o debate, que contou com a participação dos discentes, foram fechados os seguintes encaminhamentos: levar para a reunião do Setor das IFES doa Andes-SN a proposta de uma mobilização nacional, construída com outras entidades da Educação; para o próximo 19 de maio, participação na programação dos estudantes, em live, junto a outras IES em Pernambuco. No dia 20 de maio, haverá ato no campus, pela manhã, e uma Assembleia Comunitária, à tarde, envolvendo os três segmentos, contra os cortes e a reforma administrativa.
Também foi aprovado o impulsionamento de campanha pelo Instagram da Aduferpe, contra os cortes na UFRPE.
#eudefendoaufrpe #Aduferpe40anos