📚 Paulo Freire é o patrono da educação nacional. Todos nós, professoras/es conscientes da realidade brasileira, estamos vinculadas/os a ele, sobretudo aquelas e aqueles que ensinam com o mesmo propósito, com o mesmo esperançar do mestre: fazer da educação um instrumento de libertação e liberdade. Promovendo uma prática que rompa as correntes que amarram e escravizam os oprimidos.
❤️ Paulo Freire faria hoje 103 anos. E continua incomodando aqueles que ainda temem o avanço e o crescimento das pessoas oriundas das classes oprimidas, e continua iluminando o caminho dos que mantêm a chama acesa. Toda/o docente que, muito além de ensinar conteúdos programáticos, procura educar, centrado na ideia de libertação popular, de um modo ou de outro, é alguém que aprendeu com ele.
💫 Por isso, a gente sempre vai homenagear nosso patrono. E renovar nas escolas e ambientes formativos, a cada dia, nosso compromisso pela educação pública de qualidade, que leve em conta a realidade social e a libertação das pessoas.
❤️ Nesta tarde, a Aduferpe participou de uma atividade coletiva promovida pela Cátedra Paulo Freire da UFPE, no campus da Federal, para celebrar da data. O evento reuniu docentes, estudantes e servidores da educação.
Viva Paulo Freire! Para sempre! 🌱👏🏼👏🏼👏🏼