ADs de Paraíba e Pernambuco fazem encontro para integrar e qualificar equipes

Considerando os desafios conjunturais e a necessidade de maior integração entre as seções sindicais do Andes/SN, a ADUFERPE e a ADUFPB realizaram um encontro, neste final de semana, em João Pessoa. O objetivo central foi a troca de experiências e o aprofundamento das discussões sobre o papel do movimento sindical ante o cenário político e econômico que o país atravessa, com ataques à democracia, soberania nacional e autonomia das universidades.

Uma comitiva formada por oito representantes da ADUFERPE (entre funcionários e integrantes da diretoria) visitou, na sexta-feira (17/8), a sede administrativa da ADUFPB e participou de uma mesa-redonda, à tarde, sobre o movimento sindical no Brasil. O vice-presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, deu início à atividade e o professor do Departamento de Serviço Social, Marcelo Sitcovsky, tesoureiro da seção sindical, apresentou um histórico sobre a formação dos sindicatos no País.

No sábado (18), a atividade aconteceu pela manhã, na sede sociocultural da ADUFPB, localizada na praia do Cabo Branco. A equipe de imprensa e divulgação da entidade paraibana fez uma apresentação sobre o trabalho que o setor vem desenvolvendo para divulgar as ações do sindicato e oferecer um canal de comunicação eficiente com os docentes e com a comunidade em geral. Em seguida, foi realizado um momento de confraternização entre as duas equipes, com um churrasco na própria sede sociocultural.

A ideia do encontro surgiu por demanda dos funcionários da ADUFERPE, após a mudança da Diretoria da entidade. Os profissionais alegaram a necessidade de qualificação e de interação com outras ADs para conhecer diferentes modelos de trabalho e aprimorar os serviços oferecidos. Foi assim que a nova Diretoria entrou em contato com a ADUFPB e propôs a atividade. A ideia é que, nos próximos meses, a equipe de funcionários da Paraíba também faça uma visita à AD pernambucana.

O encerramento do encontro foi feito pelo presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau. Ele destacou o caráter inovador da atividade, que proporcionou um momento de troca muito rico entre as duas associações docentes. “O formato desse evento é novíssimo. Ele permite que cada um apresente seu trabalho e observe o que falta para melhorar”, declarou.

A presidenta da ADUFERPE, Erika Suruagy, agradeceu a acolhida e declarou que a equipe saía da Paraíba muito satisfeita pela troca de experiências. “Os funcionários da ADUFPB nos surpreenderam tanto pela receptividade, quanto pela formação política e isso é um grande aprendizado”, afirmou. Segundo ela, a integração das equipes foi muito importante para o enriquecimento profissional. “Foi a primeira vez que a ADUFERPE realizou um intercâmbio com outro Sindicato do Andes. Esperamos repetir essa experiência exitosa com outros sindicatos”, salientou.

Participaram das atividades nos dois dias de eventos os funcionários da ADUFPB Célia Lopes, Valdete Veloso, José Balbino, Eliane Viscardi, Maria da Guia da Silva, Sonia Scoralick, Sílvio Ribeiro, Marcelo Barbosa, Rogaciano Calixto, Maurício Melo, Ricardo Araújo e Renata Ferreira.

Pela ADUFERPE, participaram das atividades os diretores e  funcionários:Erika Suruagy, Hélcio Batista,  Giovanni Xavier, João Pessoa Neto, Alexandra Santos, Rita de Fátima dos Santos, Kátia Mota e Kalinne Medeiros.

 

 

Artigo anteriorEugênio Aragão fez a Conferência de encerramento do curso o Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil, na UFRPE
Próximo artigoAuxílio-transporte é devido aos custeios das despesas realizadas por servidor independente da utilização de veículo próprio