CONSULTA retorno presencial

Participação da ADUFERPE garante para retorno presencial e Protocolo Biossegurança da UFRPE

Como já é de conhecimento da comunidade acadêmica da UFRPE, foram aprovadas na reunião dos Conselhos Superiores, dia 15 de dezembro, as orientações acadêmicas e administrativas de retorno das atividades presenciais para o ano de 2022 e o protocolo de biossegurança da UFRPE.

A Aduferpe entende como conquista da categoria as melhorias na versão aprovada desses documentos, visto que as minutas inicialmente divulgadas pela gestão estavam muito aquém do necessário para garantir um retorno presencial seguro e com mínimas condições de trabalho. Destacamos que esses avanços se deram como resultado de debates provocados pela ação rápida e firme da entidade, ainda que ocorridos em curto período de tempo.

A partir da audiência com a gestão superior, da realização de assembleias para discussão das minutas desses documentos e intervenções por dentro dos departamentos e unidades acadêmicas, pudemos garantir modificações importantes nos referidos documentos, refletidas no respeito aos períodos de férias docentes no calendário acadêmico (início das aulas no dia 14 de fevereiro) garantia de oferta de, no mínimo, 50% das atividades de ensino no formato presencial, testagem periódica e exigência de comprovação vacinal completa para circulação e trabalho nos campi da UFRPE, dentre outras.

Como essa vitória do trabalho sindical da Aduferpe, chegamos ao final de um ano pesado de trabalho, em que, além das pautas locais, estivemos envolvidos em atos municipais, estaduais e nacionais na luta contra a PEC 32 e outras ações nefastas do governo Bolsonaro que vêm tentando minar as garantias trabalhistas dos servidores públicos e destruir a educação pública pela qual prezamos. Seguiremos em defesa dos direitos, da democracia, dentro e fora da UFRPE, e de melhores condições de trabalho para a categoria.

Nesse sentido, dirigimos uma CONSULTA aos/as docentes para termos subsídios no acompanhamento da implantação do retorno presencial seguro, considerando as dificuldades já apresentadas devido à falta de equidade no trato da questão pelos cursos e o tempo exíguo que a gestão deixou para a operacionalização.

Agradecemos desde já a participação e por estarem conosco nessas lutas!

📲 Segue o link para resposta dos/as docentes:

https://docs.google.com/forms/d/1BYM6t2qDpf5pQukB05vjGTRsyjSoJWkkaJImtKkVi8M/edit