Debate esquenta a campanha à reitoria da UFRPE

Mais de 500 pessoas lotaram o Salão Nobre do Campus Recife para

acompanhar, na tarde desta quarta-feira (30), o quarto e mais concorrido debate entre as chapas que disputam a reitoria da UFRPE para o próximo quadriênio.

O processo de consulta

à comunidade universitária está sendo organizado pela Comissão Coordenadora da Eleição-CCE, formada

por representantes da Aduferpe e do DCE. A eleição na sede e nas demais unidades acadêmicas da Rural acontece nos dias 6 e 7 de novembro.

Como mediadores, estavam presentes a presidenta da CCE Isabelle

Meunier, e secretário da CCE, Will Jones. Antes de começar o debate, a

presidenta da Aduferpe, Erika Suruagy, enalteceu a importância desse exercício democrático na instituição e do acerto das entidades em conduzir o processo eleitoral. Em seguida, o diretor da Aduferpe, professor Tarcísio Augusto, fez a entrega de uma carta aberta aos candidatos, resultante do ‘Seminário

Universidade Pública e Democracia: o Futuro que Queremos’, realizado em setembro pela Aduferpe com apoio do DCE-UFRPE.

O debate começou com a apresentação das chapas, encabeçadas por Marcelo Carneiro Leão (Chapa 1) e Mônica Folena (Chapa 2). No primeiro bloco, os concorrentes fizeram perguntas entre si, de acordo com os temas sorteados: Ensino, Pesquisa e Inovação,

Assistência Estudantil, Autonomia Universitária, Extensão, entre outros.

No segundo bloco, os candidatos responderam a dez perguntas da plateia, sorteadas entre mais de setenta indagações sobre temas como emancipação da UAG, desmonte

da universidade pública (Future-se), gestão de laboratórios, presença de escolas particulares no campus, investimentos em tecnologia da informação.

Para encerrar, foi lido um documento elaborado pela Aduferpe, intitulado ‘Ecos de 2018 nas Eleições para a Reitoria da UFRPE’ que ressalta a importância de realizarmos uma eleição pacífica e alto nível. E os candidatos fizeram suas considerações finais.

Nesta quinta-feira (31), acontece o último debate entre as duas chapas concorrentes. O evento está marcado para às 9h no CODAI, no auditório da unidade de São Lourenço da Mata.

Salientamos que nesta quinta-feira (31) a carta aberta entregue aos candidatos estará disponível na página da Aduferpe. O link será disponibilizado nas redes sociais do Sindicato.


  

Artigo anteriorChapas participam de debate na UACSA
Próximo artigoMARCELO E MÔNICA NO DEBATE FINAL DA CAMPANHA PELA REITORIA DA RURAL