Marcha Virtual pela Ciência – 2020

Prezados e prezadas,

à pedido da sindicalizada Profa. Maria do Carmo F. Soares, da secretaria regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, enviamos o chamado do presidente, Ildeu Moreira, sobre a grade de programação da SBPC no dia da MARCHA VIRTUAL PELA CIÊNCIA 2020.

Aqui em Pernambuco, nos intervalos da programação oficial, em parceria com o Espaço Ciência, pretende-se divulgar videos com inserções de 2 a 3 minutos e conta-se com a ajuda de todos para produzí-los.

De antemão vamos nos integrar e participar da programação nacional, fazendo o tuitaço, assistindo as lives e acessando o site da SBPC onde poderão encontrar mais informações. Não esqueçam de deixar agendado o DIA 7 de MAIO na sua agenda para somarmos.

Marcha Virtual pela Ciência – 2020

Data: 7 de maio

Caros diretores, conselheiros e secretários regionais,

O ano de 2020 trouxe para o mundo inteiro um desafio de enormes proporções: vencer a pandemia causada pelo coronavírus.  Esta é uma luta de toda a humanidade, e a ciência é uma das principais armas e a esperança de todos está depositada nela.

A proposta que a Diretoria da SBPC apresenta aqui é para que realizemos, no próximo dia 7 de maio, a  Marcha Virtual pela Ciência no Brasil – 2020. A ideia surgiu de colegas de Minas Gerais e vamos estendê-la para todo o Brasil. Ela ocorrerá ao longo de todo o dia e será constituída por algumas atividades nacionais comuns e por outras ações definidas e organizadas por estado ou região ou, ainda, por setores específicos (áreas profissionais, sindicais, empresariais, comunitárias etc). A Marcha terá como temas principais os maiores desafios da ciência brasileira atualmente: ajudar a vencer a pandemia da COVID-19 e conquistar recursos adequados para a pesquisa, educação, saúde e desenvolvimento sustentável.

Este ano a Marcha será virtual. Estamos propondo quatro eixos principais em torno dos quais suas atividades se organizem:

#FiqueEmCasaComCiência: a importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas;

#CiênciaéInvestimentoEssencial: a crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica;

#EducaçãoeDemocracia: o desmonte dos sistemas de educação, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa;

#PactoPelaVida: a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do país.

A grade proposta de programação comum para todo o país, no dia 7/5, é a seguinte:

  1. 10h30-12h: Painel nacional sobre a pandemia da COVID-19
  2. Meio-dia: Tuitaço
  3. 15h-16h30: Painel nacional sobre a ciência brasileira e seu financiamento
  4. 18h: Tuitaço

Em horários variados poderão ser feitas inserções curtas com depoimentos sobre o enfrentamento da pandemia e em defesa da ciência. Serão produzidos por  pesquisadores de todas as áreas, intelectuais, empresários, trabalhadores, artistas, pessoas representativas de entidades e setores da sociedade civil, parlamentares, jornalistas, ativistas,  autoridades, estudantes e pessoas em geral.

Nos demais horários. ao longo do dia, cada estado (região) ou setor específico poderá organizar outras atividades para alcançar e envolver o seu público-alvo (como lives, paineis, palestras, entrevistas, exibições culturais, depoimentos, documentários, etc)  com temas relacionados com os 4 grandes eixos propostos.

Estamos convidando, portanto, a todos os conselheiros e secretários regionais para se integrarem e participarem desta Marcha Virtual importante para a ciência brasileira e para o enfrentamento da crise atual do país.

Em cada estado, a nossa ideia é que a SBPC, por meio de seus secretários regionais, conselheiros e associados, busque organizar comitês locais para a organização da Marcha convidando para isto outras sociedades científicas (as sociedades afiliadas da SBPC já estão sendo convidadas), instituições de ensino e pesquisa e entidades locais.

A participação das entidades e instituições pode se dar de diversas formas:

  1. Na ampla divulgação da Marcha em sua área ou região de atuação;
  2. Na participação em Comitês Locais (ou por setor) para a organização da Marcha;
  3. No apoio à  infra-estrutura local, em particular na comunicação;
  4. Na participação na programação local ou setorial;
  5. No apoio à gravação e difusão de vídeos e inserções curtas relacionadas com a Marcha.

No início desta próxima semana enviaremos material de divulgação nacional e mais detalhes sobre as programações nacional e locais, na medida em que forem sendo definidas.

Comentários ou sugestões são bem vindos.

Muito obrigado e contamos com todos vocês colaborando ativamente com a Marcha Virtual pela Ciência – 2020.

Abraços

Ildeu de Castro Moreira – Presidente da SBPC

Cláudia Linhares Sales (secretária da SBPC) e Luciano  Mendes de Faria Filho (secretário Regional da SBPC-MG) — pela coordenação da Marcha.

Para mais informações:

 http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/

http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/marcha-virtual-pela-ciencia-no-brasil-envie-seu-video/

 

Artigo anterior1ª Plenária Virtual da Aduferpe
Próximo artigoEntrevista/Prof. Lia Giraldo