Vigília em defesa da educação pública federal

A Vigília convocada pelo Comando Local de Greve (CLG) da Aduferpe e os técnicos administrativos aconteceu nesta manhã (14), em frente à Reitoria da UFRPE.

Os docentes saíram às 10h da frente do Sindicato com faixas, cartazes e carro de som. Logo em seguida, foram chegando os técnicos administrativos. Nas falas, críticas à falta de resposta do governo às reivindicações da categoria, o que vem sendo considerado um desrespeito para com docentes e técnicos.

Também foi evidenciada a falta de uma política para educação pública superior, que englobe não apenas o ensino e a pesquisa. “Nossas universidades públicas são responsáveis pela produção de mais de 90% da pesquisa nacional. Portanto, também são instrumentos que garantem a soberania nacional”, disse Erika Suruagy, do CLG da Aduferpe.

A reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, desceu do seu gabinete para conversar com o movimento e falou das dificuldades que está enfrentando para fechar as contas da UFRPE até o final desde ano. Ele também alertou sobre a necessidade do governo investir no ensino público básico para impulsionar a qualidade dos estudantes que chegam e saem das universidades.

Ao final da vigília, os grevistas instalaram uma faixa de 30 metros de comprimento nas grades do campo que circunda o prédio da Reitoria, com a seguinte frase: Educação é direito de todos e dever do Estado. Estamos em luta. Negocia já, governo!

Artigo anteriorCLG realiza vigília em frente à Reitoria da UFRPE 
Próximo artigo406ª Assembleia da Aduferpe vai discutir continuidade da greve