5Reajuste salarial e retorno presencial

Assembleia: reajuste salarial e retorno presencial

A Aduferpe realizou, nesta quarta (9), a primeira Assembleia Geral deste ano, via Meet, que contou com a excelente apresentação do Prof. Alberto Handfas, da Unifesp, sobre a campanha salarial dos servidores púbicos federais. Foi aprovada a nossa participação nas ações previstas no calendário nacional de lutas pelo reajuste salarial de 19,99%, com indicativo de greve para 9 de março, caso não haja abertura de negociações. A direção da Aduferpe já vem participando das atividades desse calendário, desde janeiro.

Outro ponto da pauta foi o retorno às aulas, sendo aprovados, como encaminhamentos, a aprovação dos termos da Carta Púbica do Conselho de Representantes, lida na última reunião dos três Conselhos Superiores da UFRPE, ampliando-a com a incorporação de pontos discutidos na Assembleia. A carta será amplamente divulgada junto à base, por meio das redes da Aduferpe, e os/as docentes assumiram o compromisso em apresentar o documento aos alunos, nos primeiros dias de aula, assim como em discussões em reuniões departamentais.

Os/as docentes insistem que o retorno às aulas presenciais é prioridade e deve contar com a garantia, por parte da gestão da UFRPE, de cumprimento de medidas de segurança sanitária, essenciais para toda comunidade acadêmica. Outro ponto aprovado foi a filiação da Aduferpe ao Dieese/PE, para a realização de estudos e pesquisas sobre questões salariais e condições de trabalho da categoria, entre outras demandas.

Luciano Berka, advogado da Assessoria Jurídica da Aduferpe, também esteve presente, esclarecendo sobre notificação recebida por docentes aposentados e pensionistas, portadores de doenças incapacitantes, informando que, no caso, deve-se entrar em contato com a Assessoria Jurídica da Aduferpe para orientações sobre os devidos procedimentos. Os contatos da Assessoria Jurídica estão no site da Aduferpe www.aduferpe.org.br.

Artigo anteriorComunicado da Aduferpe sobre desconto do PSS
Próximo artigoReajuste salarial é justo e possível