Docentes da UFRPE decidem aderir ao estado de greve do Andes-SN para 2020 e a desfiliação do Andes-SN da CSP-Conlutas

A 377ª Assembleia Geral Extraordinária da Aduferpe, realizada na sede (dia 19) e nas unidades UAG/UFAPE e UAST (dia 21), tendo encaminhado questões importantes como a aprovação, por unanimidade, da adesão ao estado de greve do Andes-SN, previsto para acontecer no início primeiro semestre de 2020.

Outro ponto colocado em discussão foi o balanço da filiação do Andes/SN à CSP-Conlutas. Ao final do debate a proposição de indicação de desfiliação do Andes-SN da CSP-Conlutas ao 39º Congresso do Andes foi aprovada, por ampla maioria.

Os docentes também escolheram os/as delegados/as ao 39º Congresso do Andes-SN que ocorrerá em São Paulo, em fevereiro de 2020. Em função do significativo aumento da base de filiados na atual gestão, a delegação da Aduferpe será composta por mais um integrante, totalizando oito delegados/as – sendo um da UAG/UFAPE e outro da UAST.

Por votação, a delegação ficou composta pela profa. Erika Suruagy (delegada da Diretoria), profa. Márcia Félix (delegada da UAG/UFAPE), prof. Cauê (delegado da UAST), profs. Isabelle Meunier, José Nilton, Tarcísio Augusto, João Morais e Paulo Afonso (delegados da sede).

Para observadores/ suplentes, os mais votados: Andrea Butto, Lúcia Falcão e Eduardo Jorge.

Outro ponto colocado em discussão foi a constituição da comissão eleitoral da Aduferpe, biênio 2020/2022, e a prorrogação do mandato da atual diretoria, sendo aprovada por unanimidade. Para compor a comissão, foram escolhidos na sede os docentes: Rosimary Fraga, Maria do Carmo, José Nilton, José de Lima, Paulo Afonso e Vicentina Ramires. Na UAG/UFAPE, a comunidade encaminhará um nome até a próxima sexta-feira (29). Já na UAST, foram indicados os docentes Thiago Silveira e Kleyton Pereira.

O último ponto de pauta, aprovado por unanimidade, foi a proposta de ação judicial coletiva sobre o direito ao cômputo do Abono de Permanência, nas bases de cálculo do 13º salário e do adicional de férias.

A 377ª Assembleia aprovou ainda como encaminhamento a participação da Aduferpe na Jornada de Lutas convocada pelas Centrais Sindicais em defesa do emprego, direitos trabalhistas e sociais.


Artigo anteriorNota de Repúdio do Andes às declarações do ministro da Educação
Próximo artigoNovembro Negro na UFRPE