Docentes da UFRPE pedem apoio de parlamentares à greve 

Nesta tarde (3), o Comando Local de Greve da Aduferpe (CLG) mobilizou a categoria docente da UFRPE para o ato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que marcou o Dia Nacional de Luta pela Educação. Em todo país, as seções sindicais receberam a orientação do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Doentes) para realizar manifestações com o objetivo de pressionar o Governo Federal a reabrir as negociações. 

Durante a manifestação, os docentes entregaram a Carta Aberta do Andes- SN pela Retomada das Negociações. Manifestaram o apoio à greve federal as deputadas Dani Portela e Rosa Amorim e o deputado João Paulo. 

No documento, o CNG destaca as principais reivindicações do movimento grevista: a melhoria das condições de trabalho e a urgente recomposição do orçamento das Universidades, Institutos Federais e Cefets, a revogação de medidas antidemocráticas contra a categoria, implementadas desde 2016, as modificações necessárias na estrutura da carreira docente, bem como a recuperação do poder de compra dos salários, inclusive para os aposentados.

Dani Portela deu total apoio ao movimento grevista. A deputada se comprometeu em protocolar a Carta Aberta do Andes na Comissão de Educação da Assembleia, para fortalecer ainda mais as reivindicações dos docentes. 

João Paulo ressaltou que entende as dificuldades que o governo federal está enfrentando, mas “é necessário que ele tenha o mesmo compromisso de reajuste salarial que teve com outras categorias, como as polícias federal e rodoviária”. Já Rosa Amorim defendeu a intensificação da greve até que as reivindicações da categoria sejam atendidas.

A Carta também foi entregue a outros parlamentares, como o deputado Diogo Moraes. O Comando Local de Greve (CLG) avaliou o ato como muito positivo para o fortalecimento da greve. “Não vamos aceitar não ter reajuste em 2024”, afirmou Nicole Pontes, presidenta da Aduferpe e integrante do Comando Nacional de Greve (CNG).

Artigo anteriorGoverno insiste em não reabrir negociação
Próximo artigoCLG promove curso de Fotografia na UAST