RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

RETORNO ÀS  AULAS PRESENCIAIS COM SEGURANÇA

Conforme encaminhado pela comunidade docente na 390ª Assembleia Geral, dia 7 de dezembro, a direção da Aduferpe e membros do Conselho de representantes estiveram reunidos em audiência com a Reitoria para apreciação e discussão da Minuta de Plano de Retorno às Atividades e Minuta do Protocolo de Biossegurança.

Em discussão acalorada, a reitoria informou que irá incorporar mudanças relativas as discussões fomentadas pela Aduferpe e pelas direções de departamentos e unidades acadêmicas. Dentre as principais reivindicações discutidas e que permanecem como foco da Aduferpe, estão:

  1. Centralidade do retorno presencial, mas com garantias de segurança para toda a comunidade acadêmica.
  2. Mudança do calendário de retorno às atividades presenciais pela impossibilidade de executar um protocolo efetivo de biossegurança até fevereiro.
  3. Reestruturação do calendário acadêmico que reflita a excepcionalidade da pandemia, sem prejuízos das férias docentes.
  4. Garantia de que as minutas revisadas irão incorporar as sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica, devendo ainda ser discutidas, mais uma vez, antes de sua discussão nos três Conselhos Superiores da UFRPE.
  5. Plano de Biossegurança efetivo, que leve em consideração a testagem regular e os mecanismos de controle da cobertura vacinal de toda a comunidade acadêmica.

Permaneceremos vigilantes para que nossas reinvindicações e sugestões sejam, não apenas ouvidas, mas acolhidas e que a normativa final que regulará nosso retorno as atividades presenciais seja fruto da efetiva colaboração coletiva dos membros da nossa comunidade acadêmica, estando pautada pelos princípios democráticos e pelo respeito ao nosso trabalho.

Artigo anteriorAto Nacional Contra PEC
Próximo artigoVamos para Maceió?