Aduferpe discute pauta com nova Reitoria

Aduferpe discute pauta reivindicações com nova gestão da Reitoria

A primeira reunião da Aduferpe com a nova gestão superior da UFRPE, para tratar da nossa pauta de reivindicações, aconteceu na manhã desta terça (20), de forma virtual. Foram discutidos os pontos ainda pendentes desde a gestão passada, além de outros que surgiram e/ou se ampliaram ao longo da pandemia, interferindo na vida da comunidade acadêmica. Entre as questões mais relevantes tratadas na reunião estiveram o Período Letivo Excepcional (PLE), a progressão docente no PLE, o contrato de cessão de uso do espaço da Aduferpe, o sistema de registro acadêmico, os cortes orçamentários previstos para 2021, a segurança nas unidades acadêmicas e nas aulas virtuais, entre várias outras.

Discussão sobre o PLE – Sobre esse tema, a Aduferpe expôs pontos essenciais: a necessidade de equipamentos e assistência, técnica e tecnológica, para os estudantes, docentes e técnicos. A entidade também alertou para os direitos de autoria, de imagem e privacidade dos envolvidos. Sobre segurança nas aulas remotas, a reitoria assumiu o compromisso de, junto com a Aduferpe, definir procedimentos para orientar os(as) docentes que tiverem invasão em suas atividades.

Outra questão, levantada pela presidenta, Erika Suruagy, foi a necessidade de atendimento psicológico e apoio didático e tecnológico virtual para as atividades de ensino, pesquisa e extensão remotas. Com relação à necessidade de equipamentos, o pró-reitor de administração (PROAD), Mozart Oliveira, informou que há três processos em andamento para a instalação de salas de estúdio de gravação de aulas, compra de sistema de armazenamento de dados e aquisição de notebooks. Segundo Mozart, o prazo para entrega desses equipamentos aos departamentos acadêmicos será entre dezembro de 2020 e abril de 2021.

Ainda em relação às reivindicações apresentadas pela Aduferpe relativas ao período de ensino remoto, o reitor comprometeu-se a levar para a Andifes a necessidade de ampliação e melhoria de plataformas públicas, como RNP e AVA/Moodle, e a questão da implementação de adicional para restituição dos gastos dos servidores com o trabalho remoto.

Progressões no PLE – Continuam sendo debatidas pela Comissão, que reúne Sugep, CPPD, Gabinete do Reitor e Aduferpe, havendo o compromisso da Reitoria de que, tão logo haja uma proposta, ela será publicizada e debatida amplamente com a categoria.

Contrato de Cessão de Uso do Espaço da Aduferpe – O Pró-reitor de Administração, Mozart Oliveira, informou que será encaminhada à Aduferpe uma minuta de aditivo ao contrato, após ajuste com Procuradoria Jurídica da UFRPE. Segundo ele, há dúvida sobre a forma jurídica do contrato – se continuará como cessão de uso ou como permissão de uso. A presidenta da Aduferpe ressaltou que a sede do Sindicato é um patrimônio da categoria, construído com a colaboração dos docentes ao longo de décadas, além de ser um importante espaço para comunidade – aberto a eventos, reuniões, aulas e atividades de lazer.

Segurança na UFRPE – A Aduferpe questionou sobre a necessidade de formação de profissionais de segurança, bem como a justificativa da presença de PMs no Campus. Por outro lado, nossa entidade solicitou um melhor preparo das equipes, sobretudo na abordagem da população negra e LGBT+, historicamente discriminadas. Em contrapartida, o Reitor informou que as equipes de segurança têm recebido capacitação, e que desconhece a presença sistemática de PMs na Universidade.

Além disso, Marcelo Carneiro Leão comunicou a instalação de 20 câmeras de vídeomonitoramento nas guaritas de acesso aos edifícios da sede, bem como a aquisição de 500 câmeras a serem instaladas em todas as unidades. O Reitor garantiu que vai se empenhar pela manutenção das boas condições de segurança nas unidades acadêmicas, mesmo com a redução do orçamento da UFRPE em 2021 (corte de quase 17%).

Caderneta Eletrônica – A pró-reitora de Ensino de Graduação (PREG), Maria do Socorro Lima, comunicou que o SIGAA suspendeu a obrigatoriedade da caderneta eletrônica, que passa a ser opcional. Segundo ela, o novo sistema, no entanto, ainda será implantado na UAST e na Sede. “Uma das vantagens do SIGAA é a maior flexibilidade de tempo em relação ao registro dos docentes”, afirma Profª Socorro.

Creche Ariano Suassuna – A Aduferpe tratou sobre a verificação e ajuste da demanda. Ainda levantou a questão da necessidade de melhoria das instalações da universidade para acolhimento das crianças e mães, bem como a criação de fraldários. A professora Nicolle Pontes, representando o Conselho de Representantes – CR, sugeriu levar a iniciativa de parceria com o poder público municipal para viabilizar creches em outras unidades acadêmicas, como a UAST, tal como ocorreu na sede, que é administrada em cogestão da UFRPE com a Prefeitura do Recife.

Participaram dessa reunião a presidenta da Aduferpe, Erika Suruagy, a vice-presidenta, Isabelle Meunier, o secretário geral, José Hélcio Batista, o tesoureiro, Tarcísio Augusto, a representante do CR, Nicolle Pontes, além das assessorias Jurídica e de Comunicação do Sindicato. Por parte da Reitoria, participaram o Reitor, Marcelo Carneiro Leão, a Pró-reitora de Ensino de Graduação (PREG), Maria do Socorro Lima, o Pró-reitor de Administração (PROAD), Mozart Oliveira, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEPE), Patrícia Monteiro, Gabriel Silva ( CPPD), Gustavo Carneiro Leão, da Procuradoria Jurídica, Renata Carneiro Leão, da Assessoria de Comunicação, e Renata Valéria Régis, Chefe de Gabinete.

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