Dia Nacional de Mobilização com luta e muito debate na Aduferpe

Aula pública, roda de diálogo, produção de faixas, cartazes e panfletagens marcaram o Dia Nacional de Mobilização dos Servidores Públicos Federais na  UFRPE, neste 17 de Abril, organizado pela Comissão de Mobilização, que montou a programação, e pela Aduferpe, que garantiu todo apoio logístico. 

A pauta de luta é pela recomposição do orçamento e reajuste imediato de auxílios e bolsas dos estudantes, reajuste salarial para equiparação às perdas com a inflação dos últimos anos, reestruturação das carreiras  e revogação de todas as normas que prejudicam os servidores, produzidas pelos governos Temer e Bolsonaro.  

A Aula Pública da manhã debateu o impacto do neoliberalismo na desestruturação dos serviços públicos, sobretudo na educação brasileira, abrindo ainda mais espaço para entrada da iniciativa privada no setor público. Fizeram parte da mesa as professoras Erika Suruagy, diretora da Aduferpe, Isabelle Meunier, e o professor Otávio Santos. 

A Aula Pública continuou à tarde com o professor José Marçal, que fez uma abordagem ampla sobre os interesses neoliberais e as ameaças à democracia e o desmantelamento do serviço público, sobretudo a educação.  

A mobilização continuou à noite com uma Roda de Diálogo com docentes, discentes e técnicos. Na discussão, vários relatos da difícil situação em que se encontra a universidade e os impactos para o exercício docente e na formação dos estudantes.   

Serra Talhada – Na UAST, a Comissão de Mobilização marcou o Dia Nacional com panfletagem no campi. Também houve atividade na UACSA, no Cabo de Santo Agostinho.  

Brasília – A Comissão da Aduferpe enviada a Brasília – formada por cinco integrantes – participou pela manhã da grande Marcha dos Servidores Públicos Federais e das atividades da jornada de lutas dos servidores da educação, que continua no dia de hoje (18). 

Greve – A Aduferpe informa os docentes da UFRPE continuam em estado de indicativo de greve. Uma Assembleia deverá ser marcada nos próximos dias para definir a adesão ou não da categoria à greve nacional.

Artigo anteriorAduferpe na luta no Dia Nacional de Mobilização dos Servidores Públicos Federais
Próximo artigoRepercussão da greve e da marcha dos servidores públicos