Aduferpe entrega Carta Aberta às Chapas Concorrentes à Gestão da UFRPE 2024/2028

A direção da Aduferpe entregou, nesta sexta (1), uma Carta Aberta às Chapas Concorrentes à Gestão da UFRPE 2024/2028, redigida a partir de reflexões feitas no Ciclo de Debates “Democracia e Luta: construindo a universidade que queremos”, promovido pela entidade em três encontros, entre os dias 26 de outubro e 23 de novembro. A entrega do documento, que foi assinado por cada uma das chapas, ocorreu antes do início do último debate de campanha, no salão da Reitoria.

A Carta aponta sugestões a partir da sistematização de ideias discutidas com a comunidade acadêmica e as/os professoras/es convidados, em quatro pontos: a universidade que queremos, a docência na constituição da universidade que queremos, propostas para o ensino, pesquisa e extensão na universidade que queremos; gestão e participação democrática para construirmos uma universidade pública, autônoma, gratuita e de qualidade.

A candidata da chapa 1, Maria José de Sena, disse que já esperava por alguma manifestação da Aduferpe, que veio na forma dessa carta, ressaltando que cabe à próxima gestão da universidade assumir esse compromisso com a Aduferpe, “que é sempre protagonista, em todos os momentos”. E também afirmou: “Vamos ler o documento que certamente fará parte do nosso plano de ação para os próximos 4 anos”.

O candidato da chapa 2, Marcelo Carneiro Leão, frisou que a Carta contém dois  pontos fundamentais. O primeiro é a discussão que a Aduferpe fez com a comunidade, gerando debate, crítica e sugestões.  O segundo é a possibilidade de  ampliar cada vez mais a relação entre a gestão da UFRPE e o sindicato. ”Se eleito, vamos marcar uma reunião com a Aduferpe para debater a partir das proposições que estão nesse documento”, ressaltou.

Os três encontros do Ciclo de Debates estão disponíveis no canal da Aduferpe no YouTube (ascomaduferpe). Ao final do documento, a Aduferpe reafirma seu compromisso de seguir na luta pela construção desta universidade e manifesta a expectativa de contar com o compromisso da próxima gestão para que esse plano se efetive.

Leia a carta abaixo

Confira a íntegra da carta

Artigo anteriorA importância da sindicalização para sua carreira docente
Próximo artigoDia 12.12 tem Assembleia!