Aduferpe lança logomarca dos seus 40 Anos

No dia 24 de abril, a Aduferpe – Seção Sindical do Andes-SN completará 40 anos de luta, resistência e conquistas por uma educação pública de qualidade, laica, gratuita e socialmente referenciada.

Para dar início às celebrações de 40 anos da Aduferpe, estamos lançando, nesta sexta-feira (5), a nossa logomarca de 40 Anos. Em breve, estaremos divulgando agendas comemorativas à data, que coincide com o ano do centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

A Aduferpe foi fundada em 24 de abril de 1981, por iniciativa de um grupo de professoras e professores da UFRPE que, acompanhando o movimento nacional de profissionais da educação, com a fundação da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, “a” Andes-SN, em 19 de fevereiro do mesmo ano, tomaram a iniciativa de buscar a organização local da categoria.

Vivia-se, nacionalmente, um momento de grande fortalecimento das lutas sociais. A ditadura militar não tinha mais como frear e reprimir, passando a dar mostras de decomposição da sua base de apoio. A ascensão das trabalhadoras e dos trabalhadores no enfrentamento à ditadura por meio de diversas lutas e mobilizações, culminaram na organização da CUT, em 1983.

Mais tarde, em 1991, a Aduferpe, por meio da aprovação do seu regimento em congresso, transformou-se em Seção Sindical do Andes – Sindicato Nacional.

#Aduferpe40anos #UFRPE

Artigo anteriorARTIGO/Dia Nacional Vacinação
Próximo artigoNota de falecimento