Aduferpe na luta em defesa da APA Aldeia – Beberibe 

Aduferpe participou, nesta manhã (22), de mais um ato público em defesa da Área de Preservação Ambiental (APA)  Aldeia – Beberibe e contra o desmatamento de mais de 150 hectares de Mata Atlântica, em Aldeia.

Várias organizações, movimentos, militantes, representações dos povos originários e estudantes participaram da mobilização em frente ao Palácio do Campo das Princesas para protestar contra a instalação da Escola de Sargento (ESA) na região da APA Aldeia – Beberibe, onde estão localizadas as nascentes dos Rios Pitanga, Utinga, Botafogo e Rio Arataca entre outros, considerados principais fontes de abastecimento de água da Região da Metropolitana do Recife.

O objetivo do ato foi aproveitar a presença do Ministro da Defesa, o pernambucano José Múcio Monteiro, que seria recebido pela governadora, Raquel Lyra, para que as reivindicações e propostas da sociedade civil fossem ouvidas. Infelizmente, a agenda não ocorreu, mas parte do Conselho de Representantes foi recebida pelo secretário Executivo que se comprometeu em agendar esse diálogo com a governadora. A Aduferpe teve como representante nesse momento a professora Isabelle Meunier. 

Além disso, a Aduferpe vem participando dessa luta contra o desmatamento da Mata Atlântica e contra a construção da ESA por entender que essa é uma luta pela vida, pela preservação de espécies vegetais e animais e pela água, essencial para vida humana, que abastece a Região Metropolitana do Recife. 

Não aceitamos a falácia da compensação para devastação, exigimos o Desmatamento Zero! A governadora Raquel Lyra e o Ministro José Múcio Monteiro precisam ouvir os movimentos socioambientais, a universidade e a sociedade civil. Nenhuma árvore a menos! Menos armas e mais árvores!

Artigo anteriorAduferpe no recesso de Natal
Próximo artigoRetrospectiva Aduferpe 2023