Alerta sobre Reforma Administrativa

LIVE DA ADUFERPE ALERTA SOBRE REFORMA ADMINISTRATIVA

A Aduferpe realizou, nesta sexta (16), uma ‘live’ sobre a Reforma Administrativa. Entre os convidados, o deputado federal Carlos Veras (PT) e o sócio fundador da Wagner Advogados, José Luís Wagner. Ambos denunciaram o projeto de desmonte do Estado, contido da PEC32 da Reforma Administrativa – que tramita no Congresso Nacional.

Veras e Wagner chamaram a atenção dos servidores para a necessidade de mobilização, alertando a população sobre os prejuízos com os cortes nos serviços públicos. A PEC prevê a redução do estado, abrindo espaço para a iniciativa privada usurpar sua função. Com isso, muitos serviços podem deixar de existir – ou serem drasticamente encolhidos, afetando a população. Para atingir seu objetivo, o desgoverno Bolsonaro também investe em discursos e ações insidiosas, de criminalização dos serviços públicos.

O deputado Carlos Veras destacou ainda que os servidores nas esferas municipal, estadual e federal serão atingidos, ‘tanto os que se encontram na ativa, quanto os inativos’. Ele ressaltou que um dos pontos da medida é ‘o fim da estabilidade, com a criação de cargos temporários e a redução das remunerações’.

O advogado Luís Wagner afirmou que a PEC também dá ‘poderes extraordinários ao presidente da República, como a possibilidade de extinguir autarquias e fundações, além de fazer remanejamento de servidores e permitir convênios entre os setores público e privado’ – inclusive cedendo espaços públicos para serem repassados à iniciativa privada.

No final do encontro, o deputado Veras lembrou que a oposição no Congresso, mais as demandas da conjuntura, estão retardando o andamento da votação da PEC 32, da Reforma Administrativa. ‘É preciso que fiquemos atentos, sobretudo por haver um grande interesse do setor empresarial em ocupar as estruturas do estado’, alertou.

É preciso registrar que nossa ‘live’ foi invadida por jovens desocupados, com mensagens deletérias e pirracentas. Esse tipo de ação tem sido frequente em todo o país – agravando ainda mais o desgaste do bolsonarismo junto aos setores pensantes da sociedade brasileira.

A presidenta da Aduferpe. Nicole Pontes, que mediou a conversa, informou que todo material foi gravado e, em breve, será disponibilizado aos associados.

 

Artigo anteriorInformes da Assessoria Jurídica da Aduferpe Sobre Exercícios anteriores
Próximo artigoReforma Administrativa e o desmanche do serviço público