As definições da Plenária na Ufrpe

Na última quarta-feira (3), a Aduferpe realizou Plenária de Mobilização dos Docentes, Técnicos e Discentes no Recife e na UAST, em Serra Talhada. A pauta discutiu e encaminhou os pontos importantes para a comunidade acadêmica, como a campanha salarial, greve nos IFES e orçamento das universidades.  A ação fez parte das atividades do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização dos Servidores Públicos Federais, convocado pelo Fonasefe.

Nas duas unidades a Plenária contou com a participação de mais de 250 pessoas, com um debate intenso sobre os pontos da pauta, sobretudo a questão da possibilidade de greve. 

A presidenta da Aduferpe, Nicole Pontes, que coordenou os trabalhos na UAST com os docentes da Mesa de Mobilização Permanente e o comando de greve dos técnicos-administrativos (categoria que está em greve nacional sob o comando da Fasubra), informou que naquela unidade houve uma discussão animada sobre como fortalecer a mobilização dos/as servidores/as e engajar os estudantes nesse processo. 

Ao final, foi encaminhada uma reunião da Aduferpe com o Comando de Greve do Sintufepe – Rural e UAST para realização de ações coletivas, com destaque para o dia 17 de abril, quando acontecerá a Marcha dos Servidores Públicos em Brasília. No mesmo dia também deverá acontecer ações locais, inclusive com a possibilidade de paralisação.

Já na Plenária que ocorreu no Salão da Aduferpe, coordenada por integrantes do Conselho de Representantes, foi sugerido como encaminhamento que os estudantes, por meio dos DA’s presentes na plenária, realizem assembleias estudantis para debater a situação da universidade. O Conselho de Representantes (CR) deverá promover conversas nos Departamentos para mobilizar os docentes e divulgar os debates realizados no âmbito do Sindicato. 

Também devem ser organizadas atividades de mobilização na UFRPE nos três turnos, inclusive com a possibilidade de paralisação, em 17 de abril, Dia da Marcha em Brasília. Outro encaminhamento foi a ampliação da Comissão de Mobilização para contar com a participação de estudantes e técnicos administrativos. Os representantes dos DA’s presentes na Plenária foram inseridos na Comissão de Mobilização.

Artigo anteriorAduferpe promove Assembleia no Recife e Serra Talhada 
Próximo artigoReitoria adia reunião para tratar do novo parecer da AGU sobre progressões