Comando Local de Greve reúne-se na UABJ

Nesta quarta-feira (8), o Comando Local de Greve da UFRPE esteve presente na Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ)  com as profas Erika Suruagy e Edenia Amaral, respectivamente diretora de Formação Sindical e secretária-Geral da Aduferpe. 

Participaram da reunião docentes, incluindo o diretor e o coordenador geral da unidade, e técnicos-administrativos. Foi feita apresentação e discussão sobre a conjuntura atual e a importância da greve para recomposição dos recursos destinados às universidades, à reposição salarial de docentes, reestruturação das carreiras e a preservação ou recuperação de direitos da categoria, que vêm sendo atacados nos últimos anos. 

Houve manifestações de vários/as docentes sobre as condições de trabalho na UABJ, a necessidade urgente de abertura de concurso para contratação de docentes, e demandas importantes de infraestrutura para o pleno funcionamento da unidade. 

A UABJ está em funcionamento desde 2020, com oferta de quatro cursos – Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação Industrial, Engenharia de Computação e Engenharia Hídrica –  e conta com 23 professores efetivos e 11 substitutos para o atendimento de 540 discentes.

De uma forma geral, os/as docentes demonstraram apoio à greve, foram propostas atividades para levantamento das necessidades da unidade acadêmica e formalização de reivindicações, e sugerida uma conversa com os estudantes contando com a presença de representantes do Sindicato e do Comando Local de Greve.

Artigo anteriorConfira as atividades essenciais durante a greve 
Próximo artigoOs desafios do ensino à distância na greve