Professoras/es da UFRPE são homenageados na Câmara de Vereadores do Recife

Um momento de muita emoção e reconhecimento da atividade docente e seu papel político e social na transformação de vidas e da sociedade. Foi nesse clima que aconteceu a Reunião Solene em homenagem ao Dia da Professora e do Professor, realizada na noite desta sexta (17), na Câmara de Vereadores do Recife, por iniciativa da vereadora e professora da UFPE, Liana Cirne.

Docentes da direção da Aduferpe/UFRPE, da Adufepe/UFPE, Simpere e Sintepe receberam  homenagens. A mesa foi composta por lideranças dessas entidades. A Aduferpe foi representada por sua presidenta, Nicole Pontes. 

Também fizeram parte da mesa a senadora, sindicalista e professora, Teresa Leitão, o vereador e professor, Jairo Britto, e a professora Maria Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire UFPE, e o presidente da CUT, Paulo Rocha.

Em seu discurso, a Liana lembrou dos ataques sofridos pela categoria no governo Bolsonaro. “Nos últimos anos, fomos humilhados, desrespeitados, agredidos, tratados como inimigos de estado. No mínimo, nós precisamos ser desagravados para dizer em alto e bom som que nenhum movimento ultraconservador e fascista vai conseguir nos silenciar”.

Teresa Leitão falou da sua trajetória como professora e sindicalista e da desvalorização da carreira  em Pernambuco pelos governos que se sucedem.

Maria Eliete Santiago, que falou em nome das/dos homenageadas/dos fez um discurso emocionante, citando Paulo Freire e finalizando com a frase do educador: “todo trabalhador, toda trabalhadora da educação, do ensino, todo educador, toda educadora, tão rapidamente quanto possível devem assumir a natureza política de sua prática. Defina-se politicamente, faça a sua opção e procure ser coerente com ela”.

Artigo anteriorDocentes da Aduferpe serão homenageadas/os pela Câmara do Recife 
Próximo artigoNunca foi “Democracia racial”, sempre foi racismo estrutural!